Background

sábado, 20 de abril de 2013

Pirulitos de Bolacha Maria

Esses pirulitos fizeram sucesso no Chá de Bebê do Lucas. Aqui em casa todo mundo aprovou. Disseram que até parece alfajor. 
Além de deliciosos, eles ficam muito bonitinhos para enfeitar a mesa de doces. E ainda podem ser distribuídos como lembrancinha da festa.

Para fazer mais ou menos 35 pirulitos, você vai precisar de:

- 1 pacote de bolacha Maria (usei da marca Isabela, que vem com 3 pacotes dentro)
- 1 pote de doce de leite (usei o Elegê, que tem uma boa consistência)
- 500g de chocolate fracionado (usei cobertura Blend da Harald)
- palitos de sorvete ou espetinhos de churrasco
- plásticos para embalar (no tamanho 10X15cm)
- fitinhas ou fio encerado para amarrar
- papel manteiga

Modo de fazer:

- Forre a superfície de uma mesa com o papel manteiga
- Recheie uma bolacha com o doce de leite e em seguida centralize o palito de sorvete ou espetinho apertando um pouco.

- Coloque outra bolacha por cima e aperte para grudar as duas partes. Pode acontecer de ficar um excesso de doce de leite nas bordas. Mas é só retirar com uma espátula alisando toda a lateral das bolachas que dá tudo certo!
                                                 

- Depois de rechear todas as bolachas, derreta o chocolate no microondas ou banho-maria.

- Com a ajuda de uma colher, cubra as bolachas com o chocolate derretido: primeiro de um lado e em seguida do outro lado. 



- Dê leves batidinhas para retirar o excesso de chocolate e coloque em cima do papel manteiga para secar.

- Se quiser decorar os pirulitos, aproveite para fazê-lo enquanto o chocolate ainda estiver úmido. Usei letras "L" e ursinhos de pasta americana, mas você pode optar por usar granulado, confeitos de chocolate ou até jujubas.



- Embale em saquinhos plásticos e armazene em local seco e fresco (pode ser uma caixa de isopor). Aqui em casa eles duraram 1 semana (porque a turma devorou tudo em 7 dias, não sei se podem durar mais dias, mas acredito que sim).

Espero que tenham gostado! Se tiverem alguma dúvida, é só perguntar.

19 comentários:

  1. adorei! bem explicadinho, vou fazer pro niver da minha filha e nao sabia qual o tamanho dos saquinhos.. e me tira uma duvida.. depois nao tem que por na geladeira pra endurecer o chocolate nao? e ele nao cai do palitinho nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você usar chocolate fracionado não vai precisar de geladeira. Se preferir "chocolate de verdade" hehehe, aí precisa colocar na geladeira pra secar. Eu uso o chocolate fracionado Top da Harald, que tem um gosto muito bom, seca rápido, cobre bem o pirulito e não fica opaco. Quando vc for banhar o pirulito no chocolate, procure não deixar o chocolate muito quente, pq senão acaba caindo do palito. Espero que ainda de tempo de ler essa resposta antes da festa da sua filha.

      Excluir
  2. Olá te achei muito caprichosa,meus parabéns,mas tenho uma dúvida, o que fazer pro chocolate se manter sempre lisinho e bem liquido? vou comprar dessa marca que vc usou,mas tenho duvida quanto a não deixar ele engrossar e ficar feio,me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, muito obrigada! Desculpe pela demora em responder, espero que ainda esteja em tempo de te ajudar. O chocolate fracionado fica bem lisinho se você derreter conforme as instruções da embalagem e se não deixar ficar muito quente. Conforme vai esfriando, vai acabar engrossando, aí é só colocar mais uns 20 ou 30 segundos no microondas e continuar banhando os pirulitos. Tenho usado o chocolate Top da Harald e sempre deu certo. Espero que os teus também fiquem bons!

      Excluir
  3. Parabéns!!! Vou fazer pro chá do meu Davi. Espero que fique tão bonito quanto os seus ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, muito obrigada. Deram certo os pirulitos? Espero que sim. Bjs

      Excluir
  4. Amei!!! Quanto capricho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Amei sua dica,mas quero fazer cm alfajor para vender na faculdade e salvar a passagem hehehe... Como faço para ficar bem bonito os meus "alfajor" ? Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei sua dica,mas quero fazer cm alfajor para vender na faculdade e salvar a passagem hehehe... Como faço para ficar bem bonito os meus "alfajor" ? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, ultimamente não tenho me dedicado tanto ao blog e só hj vi sua msg. Para fazer alfajor vc precisa banhar com o auxílio de um garfo... primeiro de um lado, espere secar e depois do outro. Também daria pra tentar mergulhar no chocolate e retirar com o garfo, deixando escorrer o excesso de chocolate antes de colocar no papel manteiga. Depois me conte se deu certo. Bjs

      Excluir
  7. Se eu fizer dois dias antes dá festa fica bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bom sim! Eu geralmente faço entre 6 a 4 dias antes da festa.

      Excluir
  8. Ola boa tarde gostara de saber quantos pirulitos fez com essa quantidade de material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 pote de doce de leite rende mais ou menos 35 pirulitos

      Excluir
  9. bom dia gostaria de saber se depois que estiver embalado se pode ficar em temperatura ambiente ou tenho que deixar na geladeira.
    Quero fazer uns 3 dias antes da festa. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de embalado pode deixar em temperatura ambiente mesmo. Se estiver fazendo muito calor , vc pode deixar dentro de um isopor com gelox próprio para chocolate. Mas, já fiz os pirulitos em pleno verão e não tive nenhum problema... não derreteram. Guardei em caixas de plástico em temperatura ambiente .

      Excluir
  10. obrigada por tirar minhas duvidas vou fazer hoje pro niver do meu filho que vai ser domingo.obrigada

    ResponderExcluir
  11. Adorei, vou fazer pro niver da mainha mãe.🥳

    ResponderExcluir